Sobre a loja

Varanda de Cristal é uma empresa brasileira legalmente estabelecida, sob o CNPJ 29.387.513/0001-89, que objetiva pesquisas, estudos e comercialização de plantas e fungos sagrados, e medicinais. Almejamos propagar o conhecimento dessas plantas à todos que buscam uma vida mais saudável, a cura e o desenvolvimento pessoal.

Argyreia Nervosa - 10 sementes

Código: Q38LTDB8U
R$ 5,00
Comprar Estoque: Disponível
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

 

Argyreia Nervosa - 10 sementes

***** EMBALAGEM HERMÉTICA *****
Observação: sementes oriundas da Safra de Setembro/2021, portanto estão frescas.

Origem: Brasil

       A Argyreia nervosa é uma trepadeira perene, rústica e vigoros também conhecida como trepadeira elefante aqui no Brasil, e Hawaiian Baby Woodrose lá no Havaí que traduzindo fica flor da madeira havaiana; pertence a família das Convolvulaceae, que também incluem a Morning Glory ( Ipomoea tricolor ) e a Ololiuqui ( Rivea corymbosa ). Essas plantas contem uma triptamina natural chamada amina do ácido lisérgico, de sigla LSA, além da ergina entre outros alcalóides ativos.   
       É uma espécie cultivada em regiões de clima tropical como planta ornamental ou inebriante, pois suas sementes são utilizadas em rituais religiosos, e seu efeito psicodélico foi descoberto no Hawaii na década de 1960. Além disso, a trepadeira elefante é usada na medicina Ayuvédica desde a antiguidade, Seu histórico de uso foi relatado oralmente por xamãs de Huna. Suas raízes são utilizadas como tônico para nervos e cérebro, além de atuar rejuvenescendo, afrodisíaco, e para aprimorar a inteligência. Usada no tratamento de sífilis, diabetes, bronquites, tuberculose, artrite, nervosismo, debilidade entre outras aplicações. Há alguns relatos populares que indicam ser bom para febre.

Nome científico

Argyreia nervosa (Burm. F.) Bojer

Família

Convolvulaceae

Nomes comuns

Baby woodrose, elefante alpinista, elefante trepadeira, elefante orelha trepadeira, elefante elefante, baby woodrose havaiana, ipomeia prateada, rosa madeira, woodrose, ipomeia lanosa, ipomeia lanosa

Origem

Nativo da Índia (ou seja, de Assam a Belgaum e Mysore) e Mianmar. A trepadeira-elefante ( Argyreia nervosa ) foi algumas vezes listada como nativa da Austrália no passado, e isso ocorre porque há algumas dúvidas se os aborígenes podem ter introduzido esta espécie antes da colonização europeia.

Distribuição Naturalizada

Esta espécie está espalhada por uma grande área da costa norte e central de Queensland. Os espécimes foram registrados em vários locais dentro dessas regiões, incluindo em torno de Townsville (ou seja, em Mount Elliot e em Townsville Town Common), na Península de Cape York e nas áreas de Cooktown, Ingham, Bowen e Calliope. É particularmente abundante em torno da Represa Peter Faust perto de Bowen.

A trepadeira-elefante ( Argyreia nervosa ) também é naturalizada em algumas ilhas do Pacífico (ou seja, Havaí, Nova Caledônia, Polinésia Francesa e Tonga), no sudeste dos EUA (ou seja, Flórida), na América Central (ou seja, Panamá, Belize, Nicarágua e Porto Rico) , no Mascarenes (ou seja, La Réunion) e na África tropical (ou seja, Gana).

Habitat

Esta espécie é uma erva daninha de habitats tropicais e subtropicais, incluindo florestas tropicais, florestas abertas, margens de estradas, locais destruídos e áreas de resíduos.

Hábito

Um escalador robusto que cresce até uma altura de 10 m ou mais e pode cobrir árvores.

Características distintas

  • um robusto escalador lenhoso com caules mais jovens densamente peludos.
     
  • suas folhas grandes são em forma de coração com a parte inferior peluda prateada-esbranquiçada.
     
  • suas grandes flores tubulares (com cerca de 5 cm de diâmetro) são geralmente rosadas com centros rosados ​​ou roxos mais escuros.
     
  • seu fruto é uma cápsula marrom seca (cerca de 2 cm de diâmetro) cercada por cinco sépalas aumentadas e persistentes.

Caules e Folhas

Seus caules são relativamente grossos e tornam-se lenhosos com a idade. Os caules mais jovens são densamente cobertos por pêlos esbranquiçados.

As folhas grandes (15-30 cm de comprimento e 13-30 cm de largura) são em forma de coração (isto é, ovado-cordado) com pontas pontiagudas (isto é, ápices agudos). Eles têm superfícies superiores sem pêlos (ou seja, glabras) e partes inferiores persistentemente branco-prateadas e peludas (isto é, tomentosas). Estas folhas estão dispostas alternadamente ao longo dos caules e são carregadas em caules longos (ou seja, pecíolos).

Flores e frutas

As grandes flores tubulares (5-7,5 cm de comprimento e cerca de 5 cm de largura) nascem em cachos em longos caules (até 15 cm de comprimento) que são cobertos por pêlos brancos (ou seja, em pedúnculos tomentosos). Eles têm cinco sépalas (13-20 mm de comprimento quando em flor) que são peludas aveludadas como a parte inferior das folhas. As pétalas são fundidas em um tubo (ou seja, tubo de corola) que varia em cor de rosa claro a branco com uma garganta muito mais escura que é rosa escuro a violeta. A floração ocorre principalmente durante a primavera e o verão.

O fruto é uma baga arredondada (ou seja, globosa) de couro (1-2 cm de diâmetro) que não se abre quando madura (ou seja, é indeiscente). É cercado por cinco sépalas persistentes e esta estrutura foi comparada a uma rosa esculpida (daí o nome comum havaiano de 'woodrose'). Cada uma dessas frutas contém 4-6 sementes grandes de cor marrom-clara ou escura.

Reprodução e Dispersão

Esta espécie se reproduz principalmente por sementes, mas também é conhecida por se reproduzir por fragmentação vegetativa.

Suas sementes têm sido amplamente transportadas em todo o mundo para uso como adorno de jardim e como fonte de drogas alucinógenas e, portanto, sementes e partes de plantas podem ser espalhadas em resíduos de jardim despejados. No entanto, acredita-se que as sementes sejam dispersas principalmente em áreas naturais por pássaros frugívoros (ou seja, frugívoros) e outros animais. Sementes e partes de plantas também podem ser dispersas em enchentes.

Espécies Similares

A trepadeira-elefante ( Argyreia nervosa ) é semelhante a várias ipoméias (ou seja, Ipomoea spp.), Incluindo a ipoméia ( Ipomoea carnea subsp. Fistulosa ), a ipomeia nativa de folhas de palmata ( Ipomoea mauritiana ), ipoméia costeira ( Ipomoea cairica ), o espinafre aquático nativo ( Ipomoea aquatica ) e a batata-doce ( Ipomoea batatas ). Todas essas espécies têm flores grandes rosa pálido ou arroxeadas com centros mais escuros, no entanto, eles podem ser distinguidos pelas seguintes diferenças:

  • A trepadeira-elefante ( Argyreia nervosa ) é uma planta trepadeira robusta com folhas muito grandes em forma de coração (ou seja, cordato). Os caules mais jovens e a parte inferior das folhas são densamente cobertos por pêlos esbranquiçados (ou seja, tomentosos).
     
  • A ipomeia do mato ( Ipomoea carnea subsp. fistulosa ) é uma planta arbustiva ereta com folhas grandes, estreitas ou largas, que às vezes podem ter bases em forma de coração (isto é, cordadas). Seus caules mais jovens e a parte inferior das folhas são um tanto peludas (ou seja, pubescentes).
     
  • ipoméia de folhas palmatadas ( Ipomoea mauritiana ) é uma planta trepadeira com folhas profundamente, mas não completamente divididas em vários lobos espalhados como os dedos de uma mão (isto é, palmatífida). Seus caules mais jovens e a parte inferior de suas folhas são, em sua maioria, sem pelos (ou seja, glabras).
     
  • ipoméia costeira ( Ipomoea cairica ) é uma planta trepadeira com folhas que são divididas quase até a base em vários lóbulos espalhados como os dedos de uma mão (isto é, palmatisect). Seus caules mais jovens e a parte inferior de suas folhas são, em sua maioria, sem pelos (ou seja, glabras).
     
  • o espinafre aquático ( Ipomoea aquatica ) é uma planta rasteira ou aquática com folhas que podem variar de compridas e estreitas (isto é, lanceoladas) a em forma de coração (isto é cordato) com margens inteiras ou ligeiramente lobadas (isto é, sinuosas). Seus caules mais jovens e a parte inferior de suas folhas são, em sua maioria, sem pelos (ou seja, glabras).
     
  • a batata-doce ( Ipomoea batatas ) é uma planta rasteira com folhas que podem variar de inteiras e em forma de coração (isto é, cordatas) a profundamente, mas não completamente divididas em vários lóbulos que se espalham como os dedos de uma mão (isto é, palmatífidas). Seus caules mais jovens e a parte inferior de suas folhas são, em sua maioria, sem pelos (ou seja, glabras).


Aviso: Produto destinado exclusivamente à pesquisa e coleção de amostras etnobotânicas. Este produto não é destinado ao consumo nem ao plantio, não é um medicamento nem é um fitoterápico, portanto, está isento de registro na ANVISA e no ministério da Agricultura. Em total conformidade com a resolução ANVISA, RDC Nº 277, de 16 de abril de 2019. As informações etnobotânicas contidas no site advém de registros bibliográficos e relatos pessoais publicados na internet, portanto, não são e não servem como indicações de uso ou qualquer posologia. O cliente assume responsabilidade total pela finalidade a qual destinar esta amostra etnobotânica.

===>>>> Tire suas dúvidas, faça perguntas, interaja conosco. Responderemos o mais rápido possível. Obrigado!!!

R$ 5,00
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

Varanda de Cristal é uma empresa brasileira legalmente estabelecida, sob o CNPJ 29.387.513/0001-89, que objetiva pesquisas, estudos e comercialização de plantas e fungos sagrados, e medicinais. Almejamos propagar o conhecimento dessas plantas à todos que buscam uma vida mais saudável, a cura e o desenvolvimento pessoal.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Varanda de Cristal - CNPJ: 29.387.513/0001-89 © Todos os direitos reservados. 2021