Origem e Habitat: Origem do jardim (cultivar produzido em viveiro)
Sinônimos:
Os nomes comuns incluem:
INGLÊS: Penis Cactus , The More Sensual of Cacti, San Pedro Penis, Pornographic Cactus , Penis plant
Descrição: Este é o clone longo articulado, uma das duas formas de Montrose o T.bridgesii É um cacto monstruoso agrupado com hábito de crescimento prostrado que se ramifica na base e pode crescer lentamente até 40 (-60) cm de altura.
Caule: Composto por seções eretas curtas que se ramificam avidamente até 10-20 (-35) cm de altura por 5 cm de diâmetro, verde glauco claro, com poucas aréolas e espinhos na porção basal. A parte superior do caule é cilíndrica, lisa, sem aréolas e lembra um pênis. A parte inferior é espinhosa e mostra uma tendência a formar costelas.
A planta contém vários alcalóides psicoativos, em particular a mescalina química bem estudada, que pode conter em níveis superiores aos do cacto San Pedro. A análise química de algumas variantes desta espécie mostrou que pode incluir algumas das mais potentes espécies psicodélicas de Trichocereus , embora isso não seja conclusivo nem se aplique a todas as cepas da espécie. Fora de seu habitat nativo, é um dos menos conhecidos e usados dos cactos Trichocereus para usos psicoativos ou ornamentais. Isso não é verdade em áreas onde é a espécie dominante, por exemplo, a área de La Paz na Bolívia. Tal como acontece com espécies relacionadas, parece ter longa tradição xamânica de uso em todo o seu habitat nativo.
Echinopsis lageniformis cv. Cactus Penis ( Echinopsis lageniformis f. monstruosa (tipo longo unido) ) Foto: Valentino Vallicelli