Varanda de Cristal é uma empresa brasileira legalmente estabelecida, sob o CNPJ 29.387.513/0001-89, que objetiva pesquisas, estudos e comercialização de plantas e fungos sagrados, e medicinais. Almejamos propagar o conhecimento dessas plantas à todos que buscam uma vida mais saudável, a cura e o desenvolvimento pessoal.
A Rivea corymbosa, de sinônimo Turbina corymbosa, e conhecida como ololiuqui pelas várias culturas pré-hispânicas , é uma trepadeira lenhosa da família das convolvulaceae originaria da América Central.
Esta espécie é conhecida pelo efeito psicoativo de sua semente, utilizado há tempos em rituais religiosos na América pré-hispânica. A partir do século XVI evidencia-se o uso das sementes em rituais astecas. De fato, as sementes da Rivea corymbosa contêm propriedades que atuam na função cerebral, como o LSA, a ergina ou a amida do ácido lisérgico, por isso era uma planta muito utilizada pelas culturas indígenas em ritos sagrados. Os alcalóides da semente atuam no neurotransmissor serotonina. Cerimônias realizadas pelos Zapotecas , Mazatecas, Mixtecas para diagnosticar doenças, adivinhação e encontrar pessoas perdidas. Há relatos que as sementes eram empregadas em pessoas oferecidas como sacrifícios humanos.
Dentre os povos mesoamericanos antigos, as sementes de ololiuqui eram tratadas com muito respeito e veemência por conter níveis de composto curativos.
As sementes do chá torrado e moído aliviam dores musculares e evitam gota - dor e inchaço. É recomendado para eliminar pedras nos rins, curar e fechar feridas. É recomendado em problema relacionado à sífilis, pois reduz o desconforto e calafrios. Previne a flatulência, doenças venéreas e remove tumores. Diz-se que opera milagres quando usada e/ou aplicada de maneira adequada.
Uso
O modo de uso mais tradicional consiste em triturar entre 25 à 50 sementes de Ololiuhqui e deixar de molho em meio copo de água durante 6 horas em um local escuro. Depois a mistura toda é ingerida, tanto a água como os resíduos das sementes. O principal alcaloide encontrado nas sementes da Rivea Turbina corymbosa é o LSA, ergina.
Efeitos
Os efeitos da ololiuqui começam cerca de 120 minutos após a ingestão e o efeito pode chegar a permanecer por até 8 horas. Tem sido reportado que a Rivea não produz experiências tão fortes como o LSD. É comparável a um estado hipnótico, um transe sonhador, ou mesmo um sono semiconsciente, com visões. Os indígenas mexicanos relatam visões poderosas, mesmo com doses baixas. Possivelmente isto deve-se às suas condições culturais e orientação de xamãs.
Efeitos adversos
Dor de cabeça, vômitos, náuseas, vasoconstrição e sonolência.
Aviso: Produto destinado exclusivamente à pesquisa e coleção de amostras etnobotânicas. Este produto não é destinado ao consumo nem ao plantio, não é um medicamento nem é um fitoterápico, portanto, está isento de registro na ANVISA e no ministério da Agricultura. Em total conformidade com a resolução ANVISA, RDC Nº 277, de 16 de abril de 2019. As informações etnobotânicas contidas no site advém de registros bibliográficos e relatos pessoais publicados na internet, portanto, não são e não servem como indicações de uso ou qualquer posologia. O cliente assume responsabilidade total pela finalidade a qual destinar esta amostra etnobotânica.
Varanda de Cristal é uma empresa brasileira legalmente estabelecida, sob o CNPJ 29.387.513/0001-89, que objetiva pesquisas, estudos e comercialização de plantas e fungos sagrados, e medicinais. Almejamos propagar o conhecimento dessas plantas à todos que buscam uma vida mais saudável, a cura e o desenvolvimento pessoal.